sábado, 27 de março de 2010

Dicurso de Marlene Barbosa Ferreira - Nossa tutora e Nome da Turma

Boa noite a todos os presentes, especialmente aos principais responsáveis por este evento:


Rosa, Secretária de Educação e Paraninfo da turma que, à moda de um garimpeiro garimpou e descobriu um caminho brilhante para oferecer capacitação aos componentes do quadro da Educação municipal;

Dr. Francisco, Prefeito Municipal e Patrono da turma, que se mostrou realmente sensível à causa da educação, abraçando a ideia e criando condições para sua implementação;

Pedagogos da turma de Pedagogia Marlene Barbosa Ferreira, graduados pela Faculdade Interativa COC, valentes estudantes que superaram as tendências à acomodação e à vida pacata da cidade pequena e após três anos e meio tornaram-se a primeira turma de universitários formados em Igarapava.

Contando sempre com a parceria incondicional da Juliana, foi fácil acompanhar este grupo em sua trajetória de buscas diversas, em seus erros e acertos, em seus momentos de entusiasmo e em seus momentos de extremo cansaço e às vezes até desânimo, em seus momentos de criação e em seus momentos de choração. Tudo isto cresceu num processo de grande valia para minha vida pessoal e profissional, porque o convívio com o ser humano é o que há de melhor para o crescimento do ser humano.

O ser humano cresce em situações de parceria e muitas foram as parcerias que estabelecemos nesses três anos e meio de convívio;
O ser humano cresce em situações de conflito e nesse vaivém tivemos nossos conflitos;
O ser humano cresce em situações de troca e nossos avanços foram além das simples trocas de e-mails;
O ser humano cresce em situações de criação e foram muitas as oportunidades para os caminhos da criatividade;
O ser humano cresce no empenho à pesquisa e nesses três anos e meio, creio que o que mais se fez nos espaços referentes à Faculdade, foi pesquisar.

É claro que além de Wallon, Paulo Freire, Perrenoud, Skinner, os Parâmetros Curriculares, a Constituição Brasileira, pesquisavam-se também links de bom relacionamento como o estabelecimento do lanche comunitário em todas as aulas presenciais, a comemoração dos aniversários, a exposição de trabalhos dos acadêmicos, o registro fotográfico da maioria dos eventos e até em que lojas havia as pulseiras e os sapatos mais bonitos.

Apesar de as aulas presenciais acontecerem somente em uma noite por semana, foram muito intensos esses três anos e meio, pois estávamos também ligados full time pelo mundo digital. E tantas foram as mensagens de e-mail encaminhadas e respondidas em meio às madrugadas!, tanto entre nós do polo Igarapava como entre os acadêmicos e seus tutores presenciais, da matriz COC em Ribeirão Preto!

O que posso dizer a vocês, Rosa e Dr. Francisco, autoridades responsáveis pela presença deste curso em Igarapava e aos igarapavenses em geral, que se preocupam com os rumos da educação de nosso município é que este grupo que acaba de receber sua graduação em Pedagogia, conviveu com o que há de melhor em termos de um curso superior. Com certeza, cada um em seu campo de atividades, tem agora muito mais competências e habilidades para exercer suas funções, pois foram oferecidas a todos, ricas oportunidades de aquisição de maiores saberes.

E a vocês, Uiquianos, o que eu tenho a acrescentar é que todo esse caldo de temas e situações, emoções e comoções vividas e convividas, resultando neste final feliz tão esperado por todos nós, que representa mais um passo no crescimento pessoal e profissional de vocês representa um verdadeiro coroamento para minha trajetória como educadora.

Muito obrigada me proporcionarem, além de todos os momentos de rico convívio de aprendizagens e experiências profundas e variadas, também esta deliciosa homenagem de nome da turma. Desejo que vocês, da turma de Pedagogia Marlene Barbosa Ferreira à moda de Cora Coralina, possam fazer a escalada da montanha da vida removendo pedras, mas também plantando e colhendo flores.

Muito obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário