sábado, 27 de março de 2010

Situações Inusitadas - Marlene Barbosa Ferreira

SITUAÇÕES INUSITADAS NA TRAJETÓRIA DOS UIQUIANOS 2010

   Primeiramente foi o cognome Uiquianos, atribuído pela Tutora. Acreditávamos ser integrantes da primeira turma da Universidade Interativa COC. Só depois descobrimos que se tratava da Faculdade Interativa COC, mas o cognome já estava incorporado. Continuamos sendo UIQUIANOS!
   Depois veio a forma de encerramento das mensagens de e-mail, instituída pelo Paulino: Saudações Universitárias. A Tutora se encantou e usa a expressão em toda correspondência dirigida aos acadêmicos. Alguns uiquianos também!
   Depois veio o Blog. Se a Instituição de Ensino era uma Faculdade Interativa, como não ter um Blog? As inovações tecnológicas foram sendo incorporadas ao dia-a-dia do grupo e o Blog vai continuar ativo após a formatura!
   A “Família Presencial dos Uiquianos” se compôs inicialmente de 52 integrantes: 50 alunos (classificados no vestibular dentre 150 candidatos); a Monitora e a Tutora Local. Depois de algumas desistências e algumas substituições aos primeiros desistentes, o grupo manteve-se com 46 componentes até o penúltimo Semestre letivo. No último semestre, uma grande perda e o grupo passou a ser composto por 45 integrantes na sala COC, mas a “família” cresceu muito, de muitas outras formas: Foram abertos novos cursos no polo Igarapava, formando-se o PUAMI: Polo Universitário Aberto Municipal de Igarapava. E vieram novos Tutores, Coordenadores, alunos, computadores, biblioteca com bibliotecária! Um verdadeiro Polo Universitário, enfim.
   E no grupo COC, muitos foram os casamentos, nascimentos e até “quebramentos”! Nos três anos e meio de curso,

Casaram-se:
ADRIANA; CARMEM; CLAUDIA; ELISÂNGELA; KEILA; GUY; RENATO; RITA; MARA.

Nasceram filhos de:
MEIRE: (dois!!!); KEILA; PAULINO (duas!); RITA; SILVANA; GUY, nesta semana!

E ainda está vindo o da Elisângela, para julho!

Dentre os quebramentos, tivemos os pés quebrados e os pés levantados:
JULIANA; LUCIANA JUNQUEIRA; MARIA HELENA

MARLENE BARBOSA, que aliás ainda está “desfilando” o seu!

E MUITOS FORAM OS MOMENTOS ESPECIAIS DE CADA UM:

CARMEM: Nunca se fazia de rogada: participava bastante, fosse a discussão sobre o conteúdo da aula, política educacional ou as conversinhas de comadre: demonstrava interesse por tudo, inclusive na hora das provas presenciais, com seu olho compriiiiiiiiiiiiiiiiido.

ALESSANDRA: Tudo indica que o tempo que ela alegava gastar estudando, fazendo provas eletrônicas e exercícios on line, tinha também outros endereços, pois acabou arranjando noivo pela Internet.

ANGÉLICA: Encantada com a ideia de cursar uma Faculdade, errou o horário do início do vestibular, chegando com tanta antecedência que dormiu sentada à frente da Escola, até a abertura dos portões. Aprovada, foi ótima aluna e hoje é uma Pedagoga estourando de felicidade.

RENATO: Verdadeiro porta-voz da turma, participando várias vezes ao vivo, durante as aulas presenciais. Mas certa vez empertigou-se, alisou os cabelos, arrumou o “colarinho”, testou o som e, de microfone em punho ficou, ficou... e nada aconteceu! ( O polo Igarapava não foi chamado!)

As três irmãs: ALCIRENE, MARLENE, SILVANA, sempre discutiam entre si as questões apresentadas pelos professores e tinham respostas para tudo. Mas ai que medo de microfone! Nenhuma se animava a dar a resposta ao vivo.

MARIA HELENA: Estudiosa, fazia a maioria das avaliações complementares, só faltava às aulas em casos extremos, estudava para as provas...mas de vez em quando, cadê a Maria Helena? Ops! Um cochilo levou-a para loooooooooonge!

FLÁVIA: Toda valente e falante com seu grupo, sempre descobria quem se parecia com quem, quem era feio como quem, quem era tão feio como ninguém. Mas quando o grupo se dissolvia...ficava morocoxô e dormia!

LAURENY: Quem tem medo do trio elétrico? A Laureny é que não! Estava sonhando com o final feliz do curso e a hora da Formatura, mas a melhor comemoração era ver a cidade do alto e não faltaram oportunidades! Tanto do alto do trio elétrico como do alto “da trilha sonora” no aniversário da cidade e no churrasco de despedida!

LUCIANA JUNQUEIRA: Quem via sua seriedade e aplicação, não imaginava que, além de professora, ótima aluna COC, ela é também estudante de engenharia! Para tantas atividades, só mesmo ficando quietinha!

ROSÂNGELA MARCACINE: Falar em cores é com ela mesma. Não porque goste de variedades, mas porque sua opção é sempre por cor única: roxo da cabeça aos pés! E dá-lhe elegância!

CLAUDIA: Alta, esguia, empertigada, mas chorona que só! Relax, darling, quem fala inglês já está à frente da média dos brasileiros.

ROSEMEIRE: Sempre dentre as melhores notas da classe, aplicada e compenetrada, mas pidona que só! Como se ela realmente necessitasse de dicas e canjas para as provas e trabalhos!

SIMONE OLIVEIRA, BEATRIZ E GEZA: Lembravam as famosas “três mocinhas da Europa” daquela interessante brincadeira infantil em que as mocinhas tudo sabem, mas parecem viver no mundo da lua.

RENATA: Foi quem mais percorreu as carteiras da classe em busca do lugar ideal. Aconteceu de mudar de carteira até quatro vezes numa mesma aula. Será que encontrou seu lugar? Não creio! Parece que continua vagando...

ROSANGELA RAMICELI: Encantada com o curso, com o material, com tantos bons textos, mas agoniada com a doença do momento: a falta de tempo. Ah, se eu tivesse tempo viraria o Paulo Freire dos anos 2000! Que chorona!

AS SILVIAS: SILVIA HELENA E SILVIA XAVIER: Ambas estabeleceram uma parceria e tanto, não ficando somente no nome: foram parceiras em quase tudo que faziam durante o curso. Inclusive dividindo o mesmo braço da carteira.

SIMONE ELIAS E ELIANE: Formaram um duo tão bem engrenado que mal dava para distinguir quem era quem na hora de devolver os trabalhos corrigidos. Somente na hora do ti ti ti é que uma delas se sobressaía, mas não conto qual.

PRISCILA, MARCIA ELISA e algumas outras acadêmicas: Formaram um bloco de mamães que corriam atrás do tempo, durante todo o tempo. E pelo visto, nem todas alcançaram...

CINTHIA: As saídas de sala sob o olhar recriminador da tutora, tinham por objetivo desfilar sua elegância ou eram inocentes fugidinhas para tomar água?

ANDRÊSSA: Apesar de tanta quilometragem rodada, não se fazia de rogada: participava das aulas na sexta à noite e ainda corria para o noivo e o filhão em Franca, todo final de semana.

ELIZANGELA: Vai ser a única a levar no ventre a sua melhor produção durante o período do curso: um bebê que deve nascer em maio!

ANA CLAUDIA: Que sacrifício participar da roda do lanche toda sexta-feira e não provar nadinha. Mas ela conseguiu repaginar a silhueta e até dar orientações de emagrecimento saudável!

ADRIANA: A incansável! Auxiliou quase todos os alunos a escanearem estágios I, II e III, todas as semanas passava as aulas para word, participou ativamente da comissão de festas, inclusive estimulando aqueles que começavam a desanimar, mas teve seu dia de pagar mico: chegou atrasada a uma prova e...pasmem! atrasou-se porque estava numa festa!

Um comentário:

Silvia Xavier disse...

Nossa, adorei!!! Aquela foi uma noite inesquecível, e... acredita que já sinto falta das noites de sexta???
Beijos.

Postar um comentário