quinta-feira, 8 de abril de 2010

Discurso do Nosso Orador - Paulino

1ª Turma de Pedagogia - Marlene Barbosa Ferreira

A realização de um sonho, esta intimamente ligada a grandes esforços advindos do real significado de palavras que normalmente são abstratas, mas que precisam de muita perseverança, para serem concretizadas.
Nos bastidores deste sonho encontramos pessoas maravilhosas que não mediram esforços para conseguir proporcionar o que de melhor aconteceu nesta etapa da vida de nós formandos.
Pessoas como nosso paraninfo: Rosa Maria Junqueira de Barros. Foi ela quem esteve presente em momentos onde nós formandos não poderíamos estar. Você, Rosa Maria, correu em busca do nosso sonho, brigou por nossos direitos, lutou pelo nosso curso, discutiu por nossa causa, persistiu e insistiu nesta empreitada até conquistar os nossos corações, e agora nos dá a honra e o prestígio de ser muito importante em nossa formatura.
Pessoas como nosso patrono: Francisco Tadeu Molina. O homem cuja sabedoria vislumbrou um futuro próspero para nossa cidade e nos deu de presente um Pólo Universitário. O homem cuja força e determinação em busca de um ideal não cessam nunca, e que hoje começa a ser consolidada com a formatura da 1ª Turma Universitária de Igarapava. O homem cujos atos praticados em prol da educação têm no seu íntimo a beleza da família, da cidadania e do trabalho e isso adorna a satisfação e a consideração daqueles que nele acreditam. É um prazer imensurável ter a sua pessoa como patrono.
Pessoas como nossa tutora: Marlene Barbosa Ferreira. Uma mulher que soube lidar como ninguém com as adversidades de uma sala universitária quando tinha que conversar com um aluno. Ela jamais esqueceu princípios como respeito ao próximo, mesmo quando o próximo não a respeitava. Ela nunca deixou de ser educada, mesmo quando nós fomos sem educação com ela. Seu empenho foi total, mesmo sabendo que o empenho de muitos alunos se resumiu em copiar e colar. Ela trabalhou com um otimismo que chegou nos mais desmotivados alunos. Ela foi solidara, mesmo sabendo que poderia não receber nada em troca. Ela esteve o tempo todo pronta para nos atender, mesmo sabendo que somente alguns poucos alunos respondiam seus e-mail´s. Em fim, ela se dedicou como nenhum aluno o fez, sendo assim, nada mais justo que dar a nossa turma a dedicatória de seu nome.
E toda as outras pessoas que ficaram nos bastidores nos apoiando e nos incentivando sempre. A todos, desejo o nosso muito obrigado.
A nossa turma iniciou o curso de pedagogia com muitas incertezas, porem, com poucas desistências.
Em nossa jornada estudantil tivemos muitas dúvidas. Nós não sabíamos qual seria o universo tecnológico que enfrentaríamos, não tínhamos noção de como isto tudo iria funcionar, afinal tratava-se de uma educação à distância, novidade para a maioria da turma. Entretanto, aos poucos, mediante muitas explicações, com muita paciência e boa vontade, os mitos foram sendo quebrados, a tal tecnologia deixou de ser um bloqueio e as atividades foram se tornando mais fáceis de serem alcançadas e resolvidas. É claro que para se chegar a este patamar, tivemos que nos doutrinar, saber usar melhor o tempo, aproveitá-lo mais.
Em nossa jornada estudantil tivemos uma perda de inestimável valor. É interessante como Deus tem o dom de chamar para perto de Si pessoas que se destacam para a vida em vida. Tenho certeza que neste momento, ao Seu lado, a nossa eterna Cidinha esta se formando junto conosco.
Em nossa jornada estudantil tivemos momentos de muita descontração e alegria. Vou citar alguns destes momentos, lembrando que estarei esquecendo de vários outros, não menos descontraídos e nem menos importante.

• Como esquecer, por exemplo, a dança de cantiga de roda on-line que nosso estimado professor José Urbano nos fez apresentar para todos os Pólos, que mico.

• As aulas divertidas de Libras, muito interativa.

• A participação persistente do nosso colega formando Cláudio. Fala sério eu acredito que ele passava lustra moveis naquela careca.

• Os cochilos incessantes de vários formandos aqui presentes. Não sei como conseguiram formar?

• Mesmo com tanta tarefa para fazer, matéria para estudar, estágio, TCC e atividades complementares. Alguns formandos ainda tiveram tempo de bater o recorde de nascimentos durante um período de curso. Taí algo a ser batido pelas próximas turmas universitárias de Igarapava.

• E os apelidos? Tem um formando que é mestre em encontrar sósias Igarapavenses para nossos professores e arrumar apelidos para todos.

• Tudo bem que nossa aula era na sexta-feira, mas tivemos formandos que já estavam se especializando em chegar de ressaca.

• Tinha a descontração que aconteciam na hora do lanche. Com supervisão da Tutora é claro, preocupadíssima com o horário de voltar para a sala de aula.

• Por falar nela. Alguém sabe me dizer quantas canetas ou tampas de caneta a nossa estimada Tutora usou ao longo curso para chamar nossa atenção e pedir nosso silêncio?

É de suma importância destacar o trabalho da Faculdade Interativa COC que fez valer o nome de peso em educação que possui. O curso foi excelente, principalmente para aqueles que souberam aproveitá-lo. Professores experientes, coordenadores comprometidos e uma tutora que fez tudo valer a pena. Preparar um curso a distância, com aulas ao vivo e que atenda um País inteiro, demanda no mínimo, muito profissionalismo e comprometimento. A Faculdade Interativa COC dispõe de tecnologia avançada, o que facilita o desenvolvimento de um curso interativo à distância. Mas muito mais importante que isto, é o fato de dispor de pessoas, profissionais competentes que fizeram a diferença não só na execução do curso a distância, mas também no procedimento didático pedagógico que enfocou uma educação para a vida. Agora, cabe a nós, formandos, educarmos os nossos brasileirinhos mediante os ensinamentos repassados e as experiências adquiridas.

Para finalizar, em nome da 1ª Turma de Pedagogia de Igarapava – Turma: Marlene Barbosa Ferreira, oro aqui e agora para que Deus, diante de sua infinita sabedoria, nos guie em prol de uma educação, mais humana, solidária, eficiente e próspera nos abençoando hoje e sempre. Amém. Obrigado.

4 comentários:

Adriana disse...

Paulino, amei seu discurso.
Parabéns.

Bia disse...

Paulino, seu discurso ficou ótimo é de emocionar.
Parabéns.

Marlene Barbosa Ferreira disse...

Paulino e Uiquianos em geral, amei o discurso, o convite, a festa, a "minha placa", tudo enfim. Só não estou conseguindo postar minhas mensagens no Blog, não sei por que. Espero que esta chegue até vocês.
SAUDAÇÕES PROFISSIONAIS,
marlene@

Anônimo disse...

é uma bosta muito profissional

Postar um comentário